Soldado da Brigada Militar Maira Cristiane Rodrigues da Silva compartilhou seus conhecimentos com essas crianças no primeiro semestre desse ano. A partir do PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, ela mostrou aos alunos os perigos que cercam a droga e como devem reagir e se portar diante das pressões e influências que eventualmente sofrerão por conta dela. As crianças aprendem a dizer não e pedir ajuda.

A solenidade de entrega de certificados de conclusão do curso a esses estudantes ocorreu na terça-feira, 03, à noite, em Nova Petrópolis, no auditório do Centro de Eventos. Diversas autoridades militares prestigiaram a solenidade, inclusive o comandante regional da Serra, Coronel Ricardo Fraga Cardoso e o deputado estadual Élton Weber. Picada Café esteve representada pelo prefeito Daniel Rückert, secretário de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin, presidente do Consepro, senhor André Schmitt e pelo comandante da Brigada Militar, sargento Mateus Pelizzaro.

Picada Café teve duas turmas participando do processo de formação. Uma da Escola Municipal 25 de Julho, com 25 alunos, e outra da Escola Estadual Décio Martins Costa, com 14 alunos. Além dos certificados e medalhas para cada estudante foram agraciadas com prêmios especiais as crianças com as melhores redações sobre o tema. Winícios Weber Lamb da Escola 25 de Julho e Lucas Rangel Nunes Pinto da Escola Décio Martins Costa foram os premiados de Picada Café. Momento marcante da noite foi em que as crianças cantaram e coreografaram a canção do PROERD, demonstrando muito entusiasmo.

Nos pronunciamentos das autoridades o senso comum de que esse trabalho com as crianças é fundamental. O prefeito Daniel Rückert lembrou que no seu período como estudante teve a professora Lucila Weber como aquela que sempre alertava sobre os malefícios da droga. “A Lucila nos dizia que se nós entrássemos nesse caminho das drogas dificilmente conseguiríamos sair dele. Por isso entendo a importância desse programa que a Brigada Militar desenvolve nas escolas. ”

« mar