Entrevista e registro fotográfico realizado durante o dia da solidariedade pelas alunas, Ana Carolina Souza Medeiros, Nicole Rückert e Jaysa Sibiana Heusner com alguns participantes das atividades realizadas neste dia.
Como o escotismo está relacionado com a Solidariedade?
Chefe Àquila dos Escoteiros:
“Tendo em vista que solidariedade é um conceito de amor e respeito, acho que o movimento escoteiro tem muito na questão de se importar com o próximo e ajudar da forma que você poder, assim como nosso lema é “melhor possível” , então sempre tentamos fazer o nosso melhor para ajudar a sociedade , isso é nossa filosofia”
Arquiteta Juliene Bazzo que projetou o laguinho:
Quem pediu pra ti fazer o projeto?
“Foi um convite do Professor Vicente, porque tinha aqui uma construção que foi demolida e eles queriam então revitalizar o espaço e o Professor Vicente entrou em contato comigo para dar uma ideia, para criar aqui uma praça, um lugar pros alunos, um lugar gostoso pro pessoal da escola.”
Ficou muito legal! E como surgiu a ideia de reformar o laguinho? porque era menor!
“O Professor Vicente disse que o Laguinho era uma atração da escola então nós não poderíamos tirar o laguinho, e foi pensando num espaço central, como o laguinho era um ponto de foco aqui da entrada da escola então nós precisamos de um lugar privilegiado pro laguinho, então criamos essa praça em círculo que as pessoas podem sentar ao redor e é um espaço bem de convivência, para as pessoas se apropriarem do espaço então podem grupos ficar nos bancos, fazem as rodinhas, e tudo centralizando pro ponto focal que é o lago, então as pessoas ficam ao redor do lago pra poder contemplar. Eu fiz o que estava no meu alcance, que foi dar as ideias e projetar, mas quem tá de parabéns é a comunidade escolar que fez isso se tornar realidade, e eu fico muito feliz, estão todos de parabéns porque a gente sabe que não é fácil com o dinheiro da comunidade, de doações, fazer uma obra e cuidar da escola tão bem como essa escola tá bem cuidada. Estão todos de parabéns”
Obrigada! E está sendo muito bem aproveitado pode ter certeza. É muito legal saber que tem pessoas assim, que fazem as coisas não só por dinheiro e profissão, mas por amor.
“Eu fico muito feliz e honrada, era o objetivo inicial, ter um espaço bom pro pessoal e se eu cumpri o objetivo eu tô feliz. É, é que é simples né, a gente não precisa pensar em um grande projeto social, é só dar o que sabe, eu sei trabalhar com os espaços, quem pode trabalhar com um pouco de alimento, doar, a solidariedade é pequenos passos, eu dei o meu passo e vocês deram outros grandes passos que fez isso se concretizar.”
Como a Cooedecio está envolvida com a Solidariedade?
Presidente da Coedecio, a aluna Estéfani Laux
“A Coedecio está presente nesse dia porque dentre um dos princípios da cooperativa está a salidariedade e a cooperação entre todos. Assim nós estamos aqui ofertando o sabão e alfalitos num valor promocional, também por esse dia, pra que toda a sociedade consiga adquirir nossos produtos com um preço em conta”
Fotos: Ana Carolina Souza Medeiros, Nicole Rückert e Jaysa Sibiana Heusner.