” Organização e adequação do laboratório de ciências”.
A atividade foi realizada pela turma 303, sob a orientação dos professores Daiane (Química) e Paulo Leandro (Matemática), com o objetivo de adequar o laboratório para possibilitar a realização de aulas práticas.
A importância da aula experimental
A aula experimental em Química ou qualquer outra disciplina pode ser considerada uma estratégia pedagógica dinâmica que tem a função de gerar problematizações, discussões, questionamentos e explicações para os fenômenos observados, possibilitando estabelecer relações entre a teoria e a prática. A aula prática é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e atuam como elemento facilitador da exposição teórica juntamente com outras ferramentas de ensino. As práticas experimentais, desenvolvem no aluno o seu senso crítico e o raciocínio lógico para relacionar o aprendizado às transformações do cotidiano. Quando há relação entre o que o aluno já sabe e aquilo que ele está aprendendo, a aprendizagem é mais significativa.
Professora Daiane Bohnenberger.