Monthly Archives: junho 2017
A educação está vivenciando a consolidação de um novo paradigma tecnológico, semelhante ao que foi observado quando da introdução do vídeo cassete nas salas de aula nos anos 80 e dos computadores conectados à Internet no final dos anos 90. As lousas eletrônicas começam a adentrar as salas de aula e centros de treinamento, transformando por completo o ambiente de aprendizado e trazendo resultados surpreendentes.
Desta maneira, é possível proporcionar aos alunos, uma maior profundidade na abordagem dos conteúdos aplicados, através de aulas mais interativas. Os softwares de simulação de Ciências, Matemática ou um aplicativo em multimídia para Geografia, por exemplo, tornam-se muito mais dinâmicos com o uso destas lousas.
Todas as salas de aula da nossa escola contam com uma tela interativa e conectada a internet.
Os nossos professores estão se atualizando e usando a tecnologia de uma forma inteligente e eficaz.
A escola recebeu a visita da Nossa Senhora da Conceição Aparecida junto com o Padre André.
Lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).
Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.
Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.
A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.
Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas.
O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil,com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.
Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.
Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”.
foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.
Entrevista e registro fotográfico realizado durante o dia da solidariedade pelas alunas, Ana Carolina Souza Medeiros, Nicole Rückert e Jaysa Sibiana Heusner com alguns participantes das atividades realizadas neste dia.
Como o escotismo está relacionado com a Solidariedade?
Chefe Àquila dos Escoteiros:
“Tendo em vista que solidariedade é um conceito de amor e respeito, acho que o movimento escoteiro tem muito na questão de se importar com o próximo e ajudar da forma que você poder, assim como nosso lema é “melhor possível” , então sempre tentamos fazer o nosso melhor para ajudar a sociedade , isso é nossa filosofia”
Arquiteta Juliene Bazzo que projetou o laguinho:
Quem pediu pra ti fazer o projeto?
“Foi um convite do Professor Vicente, porque tinha aqui uma construção que foi demolida e eles queriam então revitalizar o espaço e o Professor Vicente entrou em contato comigo para dar uma ideia, para criar aqui uma praça, um lugar pros alunos, um lugar gostoso pro pessoal da escola.”
Ficou muito legal! E como surgiu a ideia de reformar o laguinho? porque era menor!
“O Professor Vicente disse que o Laguinho era uma atração da escola então nós não poderíamos tirar o laguinho, e foi pensando num espaço central, como o laguinho era um ponto de foco aqui da entrada da escola então nós precisamos de um lugar privilegiado pro laguinho, então criamos essa praça em círculo que as pessoas podem sentar ao redor e é um espaço bem de convivência, para as pessoas se apropriarem do espaço então podem grupos ficar nos bancos, fazem as rodinhas, e tudo centralizando pro ponto focal que é o lago, então as pessoas ficam ao redor do lago pra poder contemplar. Eu fiz o que estava no meu alcance, que foi dar as ideias e projetar, mas quem tá de parabéns é a comunidade escolar que fez isso se tornar realidade, e eu fico muito feliz, estão todos de parabéns porque a gente sabe que não é fácil com o dinheiro da comunidade, de doações, fazer uma obra e cuidar da escola tão bem como essa escola tá bem cuidada. Estão todos de parabéns”
Obrigada! E está sendo muito bem aproveitado pode ter certeza. É muito legal saber que tem pessoas assim, que fazem as coisas não só por dinheiro e profissão, mas por amor.
“Eu fico muito feliz e honrada, era o objetivo inicial, ter um espaço bom pro pessoal e se eu cumpri o objetivo eu tô feliz. É, é que é simples né, a gente não precisa pensar em um grande projeto social, é só dar o que sabe, eu sei trabalhar com os espaços, quem pode trabalhar com um pouco de alimento, doar, a solidariedade é pequenos passos, eu dei o meu passo e vocês deram outros grandes passos que fez isso se concretizar.”
Como a Cooedecio está envolvida com a Solidariedade?
Presidente da Coedecio, a aluna Estéfani Laux
“A Coedecio está presente nesse dia porque dentre um dos princípios da cooperativa está a salidariedade e a cooperação entre todos. Assim nós estamos aqui ofertando o sabão e alfalitos num valor promocional, também por esse dia, pra que toda a sociedade consiga adquirir nossos produtos com um preço em conta”
Fotos: Ana Carolina Souza Medeiros, Nicole Rückert e Jaysa Sibiana Heusner.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.
Dos alunos que realizaram a prova nesta primeira fase, 5% irão para a segunda fase que será dia 16 de setembro.
Nossa escola 100% dos alunos realizaram a prova.
A todos, um boa prova.
Nominata do Conselho Escolar, por segmento – biênio 2017 a 2020
Nome do Diretor: JOSÉ URBANO UTZIG
SEGMENTO PROFESSOR
TITULAR: Maristela Heylmann e Sandra Beatriz Pinheiro da Luz
SUPLENTE: Anesia Heloisa Weber e Maiquel Samoel Laux
SEGMENTO FUNCIONÁRIO: Aline Daniele Welzbacher
SUPLENTE: Eliane Terezinha Niewinski
SEGMENTO PAIS: Aureane de Fatima de Assis Holz e Jonara Nifa Rosa Gabbi
SUPLENTE: Sandra Mára da Silva Stoffel
SEGMENTO ALUNOS: Lauren Rosa Gabbi e Daniel Fröhlich
SUPLENTE: Franciane Aparecida Ludivig dos Santos e Leonardo Assis Holz
O meio ambiente é tudo o que compõe o nosso planeta e afeta a nossa vida, o ar que respiramos, a água que cobre a maior parte da superfície da terra, as plantas e animais que nos rodeiam.
Muitas pessoas consideram como meio ambiente apenas as coisas naturais, aquelas áreas intocadas pelo ser humano, mas isso não é verdade. Qualquer espaço é considerado meio ambiente, mesmo aqueles em que há modificações causadas pelo ser humano.
Nos últimos anos, cientistas vêm analisando cuidadosamente as maneiras com as quais as pessoas afetam o meio ambiente. Eles descobriram que nós somos os causadores da poluição do ar, do desmatamento, da chuva ácida, e de outros problemas que são perigosas tanto para a terra e para nós mesmos.
ENTÃO VAMOS FAZER NOSSA PARTE?
No dia 31 de maio, ocorreu o Dia do Desafio. A proposta do SESC Fecomércio foi desafiar a população em sair da rotina por alguns minutos durante esse dia. E para estimular a participação criou-se uma competição com outra cidade. Picada Café venceu a cidade de Santa Luzia D´Oeste do estado de Rondônia. A nossa escola também participou com exercícios físicos.
A segunda proposta do Dia do Desafio 2017 foi uma ação solidária. Solicitou-se artigos de vestuário e alimentos para a Assistência Social. E o resultado foi maravilhoso. Arrecadou-se peças de roupas, calçados e alimentos.








































































































