Picada Café -RS
“Após estudar a função orgânica Álcool em Química, os alunos da turma 301 realizaram juntamente com o Professor Luan a aula prática que consistiu na produção de um dos principais alcoóis presentes em nosso dia a dia: o etanol.
A prática teve como princípio uma reação química de fermentação, na qual utilizaram apenas água, fermento biológico, açúcar e farinha de trigo em diferentes situações.
Estima-se que 12% da solução total seja de etanol. Vale ressaltar que para um melhor resultado seria necessário realizar um processo chamado de destilação fracionada – materiais que a escola ainda não dispõe mas que estão sendo providenciados  – para obter cerca de 96% do álcool.
“O etanol pode ser utilizado de diversas maneiras. Em sua forma pura (álcool anidro), ele é muito utilizado na indústria, sendo matéria prima de tintas, solventes, aerossóis, etc. Além disso, ele é utilizado como combustível misturado à gasolina, em proporção obrigatória no Brasil de 20%, ou ainda no diesel, de forma opcional e que chega a aproximadamente 8%. Já o etanol hidratado (etanol com cerca de 5% de água), é utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos, aromatizantes, produtos de limpeza, remédios, vacinas e como combustível de veículos. Esse tipo de álcool é o etanol comum vendido nos postos, sendo o Brasil até hoje o único país que utiliza 100% de álcool hidratado nos tanques.” (novacana.com)

Comprometida com os quatro pilares da educação:

- Aprender a conhecer

- Aprender a fazer