O tema escolhido para ser trabalho com os alunos da Escola Décio Martins Costa durante a Semana do Meio Ambiente foi “Lixo Eletrônico”. As turmas do sétimo ao terceiro ano do Ensino Médio, nas aulas de geografia com a Professora Cristel Roloff, leram, debateram e levantaram polêmicas acerca do lixo eletrônico produzido no mundo, no Brasil e até mesmo no município. Segundo um artigo da revista Exame em 2016 o mundo produziu 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico, sendo que apenas 20% deste foi reciclado. Estamos vivendo uma época que os produtos eletrônicos estão cada vez mais e mais presentes em nossa vida. Nosso papel como cidadãos conscientes é de fazer escolhas apropriadas já pensando no possível descarte menos danos ao ambiente. Falar sobre esta temática foi muito interessante para evitarmos uma tragédia ambiental a partir do e-lixo, podemos e devemos procurar soluções adequadas para cada realidade. Aumentando e incentivando o descarte adequado, tendo mais usinas de reciclagem, exigindo que as indústrias se comprometam com a reutilização dos materiais descartados e melhorando as pesquisas sobre o assunto.

Coleta realizada na escola entre na Semana do Meio Ambiente.